segunda-feira, 13 de abril de 2009

Arranha-céus em São Petersburgo


O centro socio-comercial «Okhta-Centre» aparecerá em São Petersburgo nas margens do rio Okhta. Segundo os promotores do projecto, autoridades da cidade e SA Gazprom, o objectivo é criar na cidade um centro moderno com o seu símbolo arquitectónico. Naquele sítio não só serão construidos edifícios para escritórios, mas também casas residênciais, supermercados, cafés, restaurantes, ginásios. E o ponto dominante do conjunto será o arranha-céus de 396 metros. Além disso este bairro tornar-se-á num centro cultural da cidade. Aqui aparecerá um teatro com 2 palcos, um parque de esculturas, um Centro de Arte Moderna e um Museu da história das primeiras povoações no territόrio de São Petersburgo. A concepção da construção baseia-se na ideia da sucessão histórica: antes naquele sítio ficava a fortaleza sueca Nyenshantz que em 1703 foi conquistada pelo exército do Pedro, o Grande. A base do arranha-céus feita na forma de pentáculo reproduzirá os contornos da fortaleza.
Mas o projecto provocou discussões e debates. Muitos cidadãos, entre os quais cientistas, arquitectos, homens públicos, consideram que o arranha-céus estragará a integridade visual da cidade. A UNESCO também é contra a construção da torre que ameaça o patrimόnio mundial, o centro histόrico da cidade.
Os que apoiam o projecto julgam que a construção do «Okhta-Centre» contribuirá para o afluxo de investimentos, o aparecimento de novos empregos, o modernização do bairro e o aumento do prestígio de São Petersburgo.
(Ekaterina Grinenko, SPBGU)

2 comentários:

  1. Se fosse em Portugal, teria dois estádios de futebol, em vez dos teatros...

    ResponderEliminar
  2. Estes senhores pensam so de dinheiro: "Os que apoiam o projecto julgam que a construção do «Okhta-Centre» contribuirá para o afluxo de investimentos, o aparecimento de novos empregos..." e nao se preocupam da cultura. Nao acho q os museios e teatros serao muito visitados; entretanto, nao posso dize-lo sobre os cafes e restaurantes... Querem so atrair e ganhar dinheiro, e o seu unico objetivo.

    ResponderEliminar