sábado, 18 de abril de 2009

Show aéreo assinala dia da cosmonáutica

Por ocasião do Dia da cosmonáutica e do septuagésimo quinto aniversário de nascimento de Iuri Gagarin, o primeiro astronauta, realizou-se no passado domingo um show aéreo junto à fortaleza de São Pedro e São Paulo, em S.Petersburgo.
De uma só vez descolaram várias dezenas de foguetes, verdadeiras obras-primas dos pequenos construtores aeronáuticos. O seu tamanho variava de alguns centímetros a 1,5 metro. Além dos foguetes desportivos clássicos havia também objectos voadores bem originais em forma de igreja, cassetete de polícia e de lata enlaçada.
Pela primeira vez se organizou ali uma competição de velocidade para estes modelos. O sucesso do seu vôo depende não só da sua dimensão mas também da forma aerodinâmica. O elemento principal é o motor do foguete. Os jovens construtores viram-se obrigados a ser engenhosos. Algumas das peças só se podem adquirir no estrangeiro mas na fronteira é impossível entrar com material descrito como “motores de foguetes”. Assim, só lhes resta utilizar antigas reservas soviéticas. Para os modelos de Mig-15 a quantidade de combustível de arranque é calculada com uma exactidão extraordinária, caso contrário o foguete não voa.
As crianças construíram os seus modelos durante quase todo o ano lectivo. Por isso foi com muita pena que viram os seus foguetes cair nos canais ou “aterrar” em cima das árvores. No dia seguinte é necessário apanhá-los e restaurar.
A notícia pode também ser vista aqui.

O dia da cosmonáutica na Rússia é celebrado a 12 de Abril em homenagem ao primeiro vôo ao espaço, realizado por Iuri Gagarin.
(trad. Екатерина Балахонова - SPBGU)

Sem comentários:

Enviar um comentário