sábado, 18 de abril de 2009

Paradoxos do mercado automóvel russo

Por estes dias os consumidores bem podem reflectir sobre as formas mais económicas de transporte!

Enquanto em todo o mundo os carros novos baixam de preço por causa da crise, na Rússia os preços aumentam. Practicamente todos os auto revendedores de Petersburgo elevaram o valor em média de 5 a 10%. As razões são o salto da cotação do euro e do dolar em relação ao rublo, as novas taxas alfandegárias e a inflação. Mas em resultado, e também como consequência da crise, a procura está a cair precipitadamente, e portanto muitos peritos prognosticam que no mercado automóvel, em vez do típico aumento da Primavera, haverá a médio prazo uma queda dos preços.

Assim, os auto revendedores veêm-se numa situação paradoxal em que, por um lado são obrigados a subir os preços, e por outro, a incentivar a compra de qualquer modo. Por exemplo, Mitsubishi dá um desconto de 10 % em todos os modelos, Nissan dá um mais modesto de 6%. Chevrolet e Honda oferecem pneus, Peugeot, Hyundai e Suzuki atraem os clientes com “receba KACKO de presente”.

Entretanto estas medidas não chegaram a produzir o efeito esperado e o número de vendas de automóveis na Rússia diminuiu 36% em Janeiro e Fevereiro.
Apesar desta dinâmica negativa, os preços continuam a crescer. O hatchback Chevrolet Lacetti que custava 404.000 rublos em Outubro de 2008 passou a valer 505.000 rublos, ou seja autobrands estrangeiros elevaram as tarifas 25% em comparação com Outono de 2008.

Em Abril segue-se mais um aumento nos carros de modelo estrangeiro importados assim como nos produzidos por cá.

Em compensação, desapareceu a noção de “fila a carros” - fila de espera para receber um automóvel importado. Por exemplo, no ano passado era preciso no mínimo 6 meses de esperar para receber um Nissan Qashkai. Agora pode-se ir directamente ao autosalão e escolher até em diferentes cores e modelos.

O mercado dos carros usados sofreu também mudanças consideráveis. Direitos aduaneiros abaixaram o nível da importação em 64,3%. Se antes se podia comprar um Mercedes de 2003 por 12.000 euros na Alemanha, agora este custará 15.000 euros.

Todavia a maioria dos auto dealers esperam melhorar as suas posições em Maio.

( Олеся Понкратьева – trad. Tatiana Shavluik - SPBGU)

1 comentário:

  1. É um estado deparadoxos! Na Alemánia e França o Volkswagen produzido em 1995 vai custar menos de $500, e aquí custa 3 o 4 mil! Um cidadao q nao ganha muito dinheiro nao pode comprar ainda um automóvel estrangeiro velho!

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