terça-feira, 7 de abril de 2009

Mais um português no Zenit

São Petersburgo. – No dia 2 de março 2009 o presidente do F.C. Zenit, A. Diukov, declarou que o clube comprara o jogador do Galatasarai, o defesa português Fernando Meira. Já é o segundo português no Zenit depois de Danny, o avançado que antes tinha jogado no Dínamo de Moscovo e foi comprado pelo Zenit em 2008.
Meira, que tem mais de 30 anos (nasceu em 1978), já fez uma carreira de bastante sucesso. Começando em finais dos anos 90 em equipas portuguesas menos conhecidas, foi comprado pelo Benfica em 2000, onde se tornou um dos jogadores chave da equipa. Em 2002 foi para o Estugarda, Alemanha, onde chegou a ser capitão do clube e onde ganhou o campeonato da Bundesliga em 2007. Em 2008 assinou contrato com o clube turco Galatasarai, o qual abandonou há um mês para rumar à Rússia.
Fernando Meira participou 52 vezes em jogos da seleção de Portugal (entre eles os do campeonato mundial de 2006 e do campeonato europeu de 2008), nos quais marcou 2 golos.
A transferência do defesa português custou ao Zenit uns 6 milhões de euros, mas a maioria dos adeptos do clube pensa que valeu a pena: nos últimos meses o Zenit estava com necessidade dum defesa central.


(Os primeiros jogos do ex-campeão da Bundesliga no Zenit não foram de muito sucesso. O português não demostrou nenhum jogo brilhante no encontro de 11 de Março com Spartak de Moscovo que terminou com empate 1-1, nem no jogo de 22 de Março contra o Saturn, ainda que o Zenit tenha ganho por 2-1. Entretanto, no encontro de hoje em Tomsk com a equipa local de Tom’, Meira deu prova de que merece jogar na equipa dos ex-campeões da Liga Russa: além de jogar toda a partida de maneira muito segura, de interromper e destruir muitos ataques do adversário, ele marcou o primeiro golo do encontro aos 54 minutos depois de um canto apontado por Pogrebniak. O jogo terminou com uma vitória certa do Zenit por 3-0. Sem dúvida, o português foi uns de melhores jogadores em campo, se não o melhor. )

(Serguei Bond - trad. Gleb, Univ. Hertzen)


O mais recente reforço do Zenit, o defesa português Fernando Meira, ao assinar contrato por 3 anos com o clube, contou sobre os motivos da mudança para a Rússia e o conhecimento com Danny. Ele declarou:
“Eu reflecti durante quase um mês. Tomei a decisão em favor da equipa de São Petersburgo porque era uma proposta de um clube grande, um clube que tem objectivos altos. Cada dia me sinto mais satisfeito na equipa nova, e penso cumprir o meu trabalho e evoluir. Estou aqui para fazer tudo para o sucesso da equipa.
O meu conhecimento com o Danny? Conheço-o muito bem, nós cruzámo-nos muitas vezes na selecção. Enquanto eu meditava sobre a proposta, falámos por telefone frequentemente. Tomei esta decisão baseando-me também no que ele me contou sobre o clube. Entendo que temos todas as chances para formar um bom conjunto”.

(Dmitri Krupin - Univ. Hertzen)

Sem comentários:

Enviar um comentário