domingo, 18 de abril de 2010

Leninegrado.A 22 dias da Vitória

16 de Abril, 1945

“Conforme o boletim de operações do dia 16 de Abril, no território da Tchecoslováquia tiveram lugar várias batalhas pela cidade de Brzheslav, um ponto importante de defesa dos alemães no rio Dya... Os alemães fizeram vários contrataques. Os nossos soldados limparam os inimigos da parte Oeste da cidade, e depois atravessaram o rio e libertaram a parte Este.”

A 16 de Abril, segunda-feira, em Leninegrado os jornais escreviam também notícias sobre a vida cultural, os projectos novos do estúdio cinematográfico «Lenfilm» e o retorno à cidade do novo teatro para jovens.


"O estúdio cinematográfico «Lenfilm» trabalha intensamente sobre filmes novos. Um dos novos trabalhos cinematográficos mais importantes é o filme monumental «
Генерал армии» («O general do exército»). É uma obra do laureado com o prémio Stalin, realizador F. Ermler, com argumento de B. Tschirskov. O filme conta a história de generais talentosos da União Soviética, que exercem bem as ordens estratégicas de Stalin. Os protagonistas deste filme, o general Muraviev, comandante na frente de batalha e os seus companheiros de armas representam vários coronéis soviéticos que se destacaram em combate. No filme pode-se ver o artista emérito Derzhavin e os artistas Abrikosov e Andrievsky. A filmagem terminará em Novembro de 1945."

"O laureado com o prémio Stalin G. Kozincev e L.Trauberg estão a rodar o filme «Буря» («A tempestade»), que fala dos heróis trabalhadores soviéticos. O compositor da música para o filme é Dmitri Shostakovitch, que também recebeu o prémio Stalin.
Além de «O general do exército» e «A tempestade» na produção está o filme «
Небесный тихоход» («O aviador tartaruga») do realizador Timochenko e «Сыновья возвращаются» ( «Os filhos regressam») de Ivanov.
Nos próximos dias estará em cartaz o filme recente «
Морской батальон» («O batalhão marítimo»). Conta sobre os marinheiros do Báltico, sobre a defesa heróica de Leninegrado, e as tradições bravas dos cidadãos de Leninegrado."

(Olga Maksimova e Daria Kolpakova - Universidade Hertzen)

Sem comentários:

Enviar um comentário