domingo, 18 de abril de 2010

Festival Pascal de Moscovo em São Petersburgo


No dia 4 de Abril começou o 9º Festival Pascal de Moscovo, sob a direcção artística do maestro Valery Gergiev. Em edições anteriores este evento tinha ultrapassado as fronteiras da capital - este ano Yaroslav, Voroneg, Krasnodar, Vladikavkaz, Kislovodsk, Volgograd e mesmo Vilnus, são algumas das cidades por onde actuarão a orquestra, solistas e coro do teatro Mariinsky, bem como outros artistas de renome. A cidade de São Petersburgo também não foi esquecida. Na véspera da abertura oficial do Festival em Moscovo, a orquestra do Mariinsky actuou na capital do norte com solistas famosos como Nélson Freire e Denis Matsuev.

Segundo o correspondente de FONTANKA, os dois eventos mais significativos deste Festival são as estreias da ópera “O mistério do apóstolo Paulo”, de Nikolay Karetnikov, com encenação de Aleksey Stepaniuk, e o balletAnna Kareninade Rodion Shchedrin, com encenação de Aleksey Ratmanskiy.

Muitos dos eventos do festival estão ligados à comemoração dos 65 anos daGrande Vitória” (vitória do exército soviético naguerra mundial). É o caso dos concertos em Volgograd, Voroneg, Vladikavkz, Yaroslav, Moscovo e São Petersburgo.

O culminar do festival será um concerto festivo gratuito no dia 9 de Maio (dia da Grande Vitória) no monte Poklonnaya (Moscovo), que prevê reunir cerca de 250mil ouvintes. Mas com a transmissão do evento pela televisão, este número poderá chegar mesmo a dezenas de milhões.

(Anastasiya Lyakh - SPBGU)

Sem comentários:

Enviar um comentário