domingo, 18 de abril de 2010
Leninegrado.A 22 dias da Vitória
16 de Abril, 1945
“Conforme o boletim de operações do dia 16 de Abril, no território da Tchecoslováquia tiveram lugar várias batalhas pela cidade de Brzheslav, um ponto importante de defesa dos alemães no rio Dya... Os alemães fizeram vários contrataques. Os nossos soldados limparam os inimigos da parte Oeste da cidade, e depois atravessaram o rio e libertaram a parte Este.”
A 16 de Abril, segunda-feira, em Leninegrado os jornais escreviam também notícias sobre a vida cultural, os projectos novos do estúdio cinematográfico «Lenfilm» e o retorno à cidade do novo teatro para jovens.
"O estúdio cinematográfico «Lenfilm» trabalha intensamente sobre filmes novos. Um dos novos trabalhos cinematográficos mais importantes é o filme monumental «Генерал армии» («O general do exército»). É uma obra do laureado com o prémio Stalin, realizador F. Ermler, com argumento de B. Tschirskov. O filme conta a história de generais talentosos da União Soviética, que exercem bem as ordens estratégicas de Stalin. Os protagonistas deste filme, o general Muraviev, comandante na frente de batalha e os seus companheiros de armas representam vários coronéis soviéticos que se destacaram em combate. No filme pode-se ver o artista emérito Derzhavin e os artistas Abrikosov e Andrievsky. A filmagem terminará em Novembro de 1945."
"O laureado com o prémio Stalin G. Kozincev e L.Trauberg estão a rodar o filme «Буря» («A tempestade»), que fala dos heróis trabalhadores soviéticos. O compositor da música para o filme é Dmitri Shostakovitch, que também recebeu o prémio Stalin.
Além de «O general do exército» e «A tempestade» na produção está o filme «Небесный тихоход» («O aviador tartaruga») do realizador Timochenko e «Сыновья возвращаются» ( «Os filhos regressam») de Ivanov.
Nos próximos dias estará em cartaz o filme recente «Морской батальон» («O batalhão marítimo»). Conta sobre os marinheiros do Báltico, sobre a defesa heróica de Leninegrado, e as tradições bravas dos cidadãos de Leninegrado."
(Olga Maksimova e Daria Kolpakova - Universidade Hertzen)
Festival Pascal de Moscovo em São Petersburgo

No dia 4 de Abril começou o 9º Festival Pascal de Moscovo, sob a direcção artística do maestro Valery Gergiev. Em edições anteriores este evento já tinha ultrapassado as fronteiras da capital - este ano Yaroslav, Voroneg, Krasnodar, Vladikavkaz, Kislovodsk, Volgograd e mesmo Vilnus, são algumas das cidades por onde actuarão a orquestra, solistas e coro do teatro Mariinsky, bem como outros artistas de renome. A cidade de São Petersburgo também não foi esquecida. Na véspera da abertura oficial do Festival em Moscovo, a orquestra do Mariinsky actuou na capital do norte com solistas famosos como Nélson Freire e Denis Matsuev.
Segundo o correspondente de FONTANKA, os dois eventos mais significativos deste Festival são as estreias da ópera “O mistério do apóstolo Paulo”, de Nikolay Karetnikov, com encenação de Aleksey Stepaniuk, e o ballet “Anna Karenina” de Rodion Shchedrin, com encenação de Aleksey Ratmanskiy.
Muitos dos eventos do festival estão ligados à comemoração dos 65 anos da “Grande Vitória” (vitória do exército soviético na 2ª guerra mundial). É o caso dos concertos em Volgograd, Voroneg, Vladikavkz, Yaroslav, Moscovo e São Petersburgo.
O culminar do festival será um concerto festivo gratuito no dia 9 de Maio (dia da Grande Vitória) no monte Poklonnaya (Moscovo), que prevê reunir cerca de 250mil ouvintes. Mas com a transmissão do evento pela televisão, este número poderá chegar mesmo a dezenas de milhões.
(Anastasiya Lyakh - SPBGU)
terça-feira, 13 de abril de 2010
Milhares de religiosos celebraram a Páscoa em S.Petersburgo

Mais de 3,5 milhões de pessoas participaram nas missas de Páscoa na Rússia, segundo o centro de imprensa do Ministério da Administração Interna (MAI)- escreve ITAR-TASS.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Vistos no Espaço Schengen mais acessíveis

As regras novas de atribuição de vistos que entraram em vigor no dia 5 de Abril devem regularizar o sistema de vistos no Espaço Schengen, - declarou o adido de imprensa da representação da União Europeia na Rússia, Denis Daniilidis.
“O nosso objectivo foi sempre de simplificar e depois cancelar o regime de atribuicao de vistos na Russia. Já temos o plano traçado”, - disse ele.
Daniilidis assinala que as novas regras de atribuição de vistos introduzidas no dia 5 de Abril serão válidas para todo o mundo. Todos os consulados terão o mesmo formulário para obter visto. Além disso, as pessoas deverão apresentar o mesmo conjunto dos documentos, - diz dp.ru , citado pela Agência Russa de Informação “Novosti”.
Segundo Daniilidis, se um Consulado não quiser atribuir visto, deve explicar o motivo sem falta. Ele desmentiu a informação sobre o cancelamento de vistos de trânsito. “A lista dos países que pedem vistos de trânsito não mudará ”, - declarou o adido de imprensa. Segundo palavras dele as regras novas de atribuição deverão legalizar o funcionamento de centros de atribuição de vistos.
(Masha Kuznetsova - SPBGU)