segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SÃO PETERSBURGO – CIDADE DA TOLERÂNCIA




O Dia Internacional da Tolerância é comemorado a 16 de novembro em todo o mundo. Foi instituído pela ONU em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.

Como sublinha a Declaração de Paris, a tolerância é "o respeito, a aceitação e a apreciação da riqueza e da diversidade de culturas do nosso mundo. (...) Ela não é nem concessão, nem condescendência, nem complacência (...). Não é apenas uma obrigação de ordem ética, é igualmente uma necessidade política e jurídica." É imprescindível respeitar e apreciar a variedade de nossas culturas, nossas formas de expressão e as diferentes maneiras de nossa condição humana.



Este ano São Petersburgo receberá o prémio da promoção da Tolerância da UNESCO. São Petersburgo é uma das cidades da Rússia mais procuradas por turistas estrangeiros e pessoas de inúmeras nacionalidades. Belezas naturais e históricas atraem cada vez mais turistas na cidade. Aqui moram pessoas de mais de 150 nacionalidades.



Irina Bokova (Bulgária), directora geral da UNESCO, entregará em Paris (França) o prémio da cidade mais tolerante do mundo a São Petersburgo, no dia 16 de novembro de 2009, Dia Internacional da Tolerância.






(Daria Kolpakova - Universidade Hertzen)

4 comentários:

  1. Acho injusto a entrega deste prémio a S.Petersburgo (cidade de que gosto bastante), pois comparativamente a muitas cidades por esse mundo fora S. Petersburgo deixa muito a desejar em termos de tolerância. Basta ver os inúmeros exemplos de racismo, o crescente incremento de grupos nazis, a xenofobia, a intolerância política e contra os homossexuais. Além disso S. Petersburgo é considerada um dos principais destinos de turismo sexual do leste europeu. Que me desculpem os outros leitores deste blog: mas tolerância é coisa que existe muito pouco nessa cidade. Não pretendo ofender ninguém, apenas constatar factos de todos conhecidos. Bem hajam pela criação deste blog. Exorto a participação dos leitores nele.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. Sao Petersburgo e lider no registo de casos de crimes racistas, para nem falar de uma coisa tao simples como o Zenit, cujos estatutos proibem explicitamente a contratacao de jogadores de cor

    ResponderEliminar
  3. Irina disse...
    "Acho injusto a entrega deste prémio a S.Petersburgo (cidade de que gosto bastante), pois comparativamente a muitas cidades por esse mundo fora S. Petersburgo deixa muito a desejar em termos de tolerância. Basta ver os inúmeros exemplos de racismo, o crescente incremento de grupos nazis, a xenofobia, a intolerância política e contra os homossexuais. Além disso S. Petersburgo é considerada um dos principais destinos de turismo sexual do leste europeu."


    Só que não entendo o que a prostituição tem a ver com a intoleráncia. Veja algum Amsterdão. A "intoleráncia política" tambem é um termo novo e desconhecido para mim.

    ResponderEliminar
  4. Caro anonimo russo, visto nessa perspectiva, tem alguma razao no que respeita a questao da prostituicao e da tolerancia. Quanto ao resto faco minhas as palavras da Irina. Se ha cidade que nao merece essa condecoracao, e Sao Petersburgo, sem duvida.

    ResponderEliminar