sábado, 28 de novembro de 2009

OVNI aterrará em São Petersburgo


O nova saída da estação de metro "Gorkovskaya" vai ter forma de objecto voador não identificado (OVNI). A estação será uma construção redonda no estilo high-tech.

Os trabalhos de reparação da "Gorkovskaya" começaram em outubro do ano passado. O custo total da reconstrução da estação é de aproximadamente 136 milhões de rublos (3 milhões de euro).

Um dos arquitectos explicou que "queria criar uma imagem dos meios de transporte do século XXI". A altura do vestíbulo aumentará 1,9 metros. (Ao contrário do metro de Lisboa, onde na maior parte dos casos se entra por uma escadaria, em S.Petersburgo e Moscovo as entradas de metro fazem-se por uma pequena casa, onde estão as bilheteiras e as escadas rolantes que dão acesso ao nível do metro – cf. última foto no post A restauração da Praça Sennaya) Desta maneira no segundo andar se pode arranjar alojamentos para o pessoal. Ao mesmo tempo aumentará a sua capacidade: a estação pode suportar até 10 mil pessoas por hora.

A estação de metro " Gorkovskaya" deve ser aberta no final de Dezembro de 2009.






P.S. Basta olhar para o purificador de ar iônico XJ-2200 da empresa «Air Comfort», que custa 4.050 rublos (€100) (http://www.aircomfort.ru/sections/2/59/XJ-2200.html), para compreender que o projecto da estação de metro "Gorkovskay" e XJ-2200 têm muito em comum. Está claro que o projecto da "Gorkovskaya" não é um obra original de arquitectura, mas um plágio trivial que ficará no centro de São Petersburgo - uma cidade cuja arquitetura é tão esplêndida.

Estação de metro Gorskaya em 1966

(Daria Kolpakova - Universidade Hertzen)

Sem comentários:

Enviar um comentário