quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A restauração da Praça Sennaya

Praça Sennaya em 1860


A 29 de Outubro teve lugar a reunião dos arquitectos principais de São Petersburgo, onde foram discutidos os projectos da restauração da Praça Sennaya. O arquitecto principal de São Petersburgo, Yurii Miturev, quer reconstruir o Templo da Assunção de Maria ou São Salvador na Sennaya. O templo original foi construído 1753-1765 pelo arquitecto russo Kvasov. Em 1938 o governo soviético fechou o templo. Em 1961 o templo foi explodido para construir no seu lugar uma boca de saída da estação de metro Sennaya. É possível reconstruir o templo porque foram guardados os desenhos. Mas para isso é preciso fazer outra boca de saída do metro e outra escada rolante, e o metropolitano de São Petersburgo está contra. Outro problema é o dinheiro: só a restauração do campanário do templo custará 12 milhões de dólares.

Praça Sennaya em 1961

Além disso na praça querem edificar uma nova casa comercial “PIK-2” em frente de “PIK”, que não harmoniza com a arquitectura geral da praça. “PIK-2” terá a fachada da casa antiga que também foi explodida em 1961.




E ainda se planifica retirar a estrela da Paz que está no centro da praça. Os franceses presentearam-na para o tricentenário de São Petersburgo, portanto historicamente não pertence à praça. Ainda bem que a estrela se pode desmontar e transferir para outro lugar.




Praça Sennaya hoje em dia

Vamos ver quando tudo isto acontecerá, se acontecer.



(Olga Maksimova - Universidade Hertzen)

Sem comentários:

Enviar um comentário