quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dia da Vitória!





A 9 de Maio, Petersburgo, tal como toda a Rússia, comemorou uma festa cara para todos os russos, o 64º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica (termo dado pelos soviéticos à guerra contra a Alemanha Nazi durante a Segunda Guerra Mundial).

Pela manhã houve desfile militar na Praça do Palácio (a praça junto ao Hermitage). Marcharam 23 batalhões de gala ou seja 3400 militares com 64 unidades de armamento de fuzileiros, de artilharia e de míssil.
Na área de Fortaleza de S. Pedro e S. Paulo nesse dia pode-se ouvir as canções da época da guerra, e no Jardim de Verão comer cereais (rações?) de soldado das cozinhas de campanha, cantar acompanhado por acordeão e dançar.
De dia realizou-se a marcha tradicional dos veteranos pela Avenida Nevsky (avenida principal da cidade) aos quais se juntaram todos os são-peterburguenses que lembram a façanha dos defensores da sua terra.
Acabou o dia da Vitória com salvas festivas perto do rio Neva.

Apesar de passar mais de 60 anos, recordamo-nos dos que tombaram na luta e vivos, guerreiros e contemporâneos da guerra graças aos quais alcançámos a Vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945.
(Tatiana Shavluik - SPBGU)






A acção das Fitas de São Jorge realiza-se cada ano na véspera da comemoração da Grande Vitória (9 de Maio).

Para os petersburguenses esta é mais uma ocasião para honrar a memória dos defensores da cidade e da Rússia. Uma possibilidade para honrar pessoas que na mais terrível e sangrenta guerra da história humana mostraram uma enorme coragem, heroísmo e espírito de sacrifício a todos os povos do mundo, que agora estão contra o fascismo, o terrorismo e a violência.

Em 2008 foram distribuídas pela população 1 milhão e 800 mil Fitas de São Jorge. Este ano houve um aumento e foram distribuídas 2 milhões e 50 mil fitas. 

(Maria Ribakova - Univer. Hertzen)

Sem comentários:

Enviar um comentário